Cura Natural

5 Hábitos para ajudar a combater as varizes

Sabia que alguns hábitos, simples, podem ajudar a combater as varizes? Quer saber quais são? Então, confira nesse artigo.

Só quem tem varizes sabe como é ter que lidar com todo o desconforto e ainda, o constrangimento de ter que ficar escondendo o problema que, muito mais do que estético, também afeta a saúde.

O fato é que, além de afetar a autoestima, as varizes também podem causar inchaços, peso nas pernas e cansaço.

Vale saber que as varizes são problemas circulatórios que costumam se manifestar entre mulheres e pessoas acima de 50 anos, embora possam surgir em qualquer idade, muitas vezes, por excesso de peso ou durante uma gestação.

Ou seja, as varizes não se limitam a um grupo específico de pessoas, qualquer um pode ser afetado pelo problema.

Principais causas das varizes

Geralmente, relacionadas a herança genética e predisposições familiares, na verdade, estima-se que 80% dos doentes de varizes “herdam” a condição dos pais.

Mas, não só a genética tem culpa nessa história, outros fatores de risco também podem resultar em varizes, tais como:

  • Obesidade;
  • Gestação;
  • Sedentarismo;
  • Muito tempo em pé ou sentado;
  • Constipação intestinal;
  • Uso continuado de hormônios como os contraceptivos.

Dicas para prevenir varizes

Felizmente, alguns hábitos podem ajudar a prevenir varizes, tais como:

Praticar atividades aeróbicas

Atividades aeróbicas, como caminhada, natação, corrida, pedaladas, aumentam o ritmo cardíaco e ajudam o sangue a circular pelo corpo. Por isso, praticar atividades físicas constantemente é fundamental para a saúde, de uma forma geral.

Vale considerar o ciclismo como um bom esporte a se adotar, e isso principalmente, por fortalecer as batatas da perna (panturrilha), ajudando a bombear o sangue pela região, que é geralmente a mais afetada pelo surgimento de varizes.

Outra opção de atividades físicas a considerar é a caminhada, com a vantagem de não precisar se gastar com equipamentos. E vale apostar até em curtas  caminhadas, como circular no espaço da casa ou do trabalho, que já será bem benéfico.

E, claro, trocar o elevador pelas escadas também é algo a considerar, pois ao subir e descer escadas já estará fugindo do sedentarismo.

Enfim, mesmo que numa esteira, o fundamental é praticar exercícios regularmente.

Uma outra ótima dica é fazer uso de cremes, um creme muito bom para varizes é o varigold, ele é um produto muito barato pela qualidade que tem, você pode ver aqui varigold preço e tirar sua dúvida sobre esse produto.

Incluir muita fibra na dieta

Um dos fatores que contribuem para se desenvolver problemas circulatórios é a constipação intestinal. Por isso, vale apostar em uma dieta rica em fibras para prevenir problemas de varizes.

Elevar as pernas

Não há nada como elevar as pernas e relaxar após um dia exaustivo de trabalho e, acredite, esse simples hábito pode ajudar, e muito, a evitar problemas circulatórios, como varizes.

Procure retirar os sapatos e elevar as pernas, por cerca de meia hora, isso irá facilitar o fluxo sanguíneo nas extremidades dos membros inferiores.

Evite saltos altos

Embora não precise abolir para sempre, ao menos, quando possível, evite usar salto muito alto, pois, se usado com grande frequência, ele irá restringir a circulação sanguínea da batata da perna (panturrilha), o que a longo prazo pode gerar varizes.

E o extremo oposto também é prejudicial, pois o pé reto também exige mais esforço dos músculos para bombearem o sangue de volta ao coração. Por isso, a dica é usar saltos médios, de 1 a 2 cm.

Enfim, ninguém merece sofrer com dores e desconfortos causados pelas varizes, por isso, vale seguir essas dicas de hábitos simples que, se seguidos corretamente, mais chances terá de evitar ou retardar o aparecimento do problema.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *